quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Algumas Considerações Teológicas





Segundo a bíblia, Deus nos criou a sua imagem e semelhança mas deixando um pouco de lado por enquanto as correlações simbólicas dessa expressão, o que me surge a cabeça nesse instante, de acordo com a interpretação da maioria das religiões a respeito de Deus, é a impressão de que na realidade, o homem criou Deus a sua imagem e semelhança.





O Deus que imagino, como criador, repare bem no termo imagino, não poderia em hipótese alguma possuir características humanas, pois o ser humano por definição é imperfeito, justamente por essas características. Querer imputar esses defeitos a Deus é diminuir seu poder, aliás, poder também é uma característica humana e dual. Deus sendo uma Unidade, não pode apresentar um pólo em separado do outro.





Se Deus pode ser vingativo, como o Jeová do antigo testamento porque eu não poderia. Observe a passagem de Naum cap 1, 2 : “O Senhor é um Deus zeloso e vingador: O Senhor é vingador, e arma-se de furor. O Senhor toma vingança contra os seus adversários, e ira-se contra seus inimigos.” Não devemos seguir o exemplo de Deus? Se vingança e ira são pecados, e Deus se vinga e ira-se, existe algo de muito errado com esse Deus.





Se Deus pode ser egoísta e querer um povo só pra ele, porque eu não poderia ser egoísta e querer as coisas só para mim? Se Deus gosta de ser idolatrado, porque eu também não poderia?





O Deus que vemos nas religiões é extremamente mimado e se irrita facilmente quando não é idolatrado, a ponto de expulsar para o inferno, danação eterna, aqueles que são contrários a ele. Isso me lembra muito o comportamento de Hitler, respeitando as devidas proporções, que também queria ser Deus no sentido de criar uma raça pura exterminando todas aquelas que não fossem arianas. O Deus das religiões também não age assim? Ao expulsar para o inferno eterno aqueles que não o idolatram? È um grande ponto de questionamento!





Por que o Deus que criou os muçulmanos e os cristãos iria lutar contra os muçulmanos em prol dos Cristãos ou vice e versa? Será que existem vários Deuses criadores? Será que o Deus que criou os Hindus e os negros africanos das tribos primitivas não é o mesmo Deus? E os ateus? Sofrerão conseqüências nefastas unicamente por não acreditarem?





Quem está certo ao falar sobre Deus? Os muçulmanos ou os cristãos? Os hindus ou os Chineses? Os africanos ou os mórmons? Esses Deuses são tão diferentes que fica muito difícil considerar qual deles é o verdadeiro e único. Mas a resposta é extremamente simples: Nenhum deles é o verdadeiro Deus pois todos eles foram criados a imagem e semelhança de sua cultura humana. Todos são apenas sombras, imagens holográficas e antropomórficas. Desejo inconsciente de poder e dominação sobre outros povos através de poderes sobrenaturais.





Deus está me parecendo muito pior do que alguns pais humanos.





As igrejas estão lotadas porque ensinam que não somos responsáveis por nossos atos, que quando ocorre algo de bom foi Deus quem proveu e se algo ocorre de ruim foi o Diabo. O único trabalho que o fiel possui é crer. Deus não pede nada além, apenas creia! Peque, mas se você se arrepender de coração é perdoado e está salvo. Bem fácil esse caminho!





Nada contra. A cada um seu caminho. Cada um conhece a estrada por que anda, ou pensa que conhece. Mas se redimir das responsabilidades parece-me um caminho fácil demais. É um caminho vicioso e circular. Tudo é culpa do demônio ou premio de Deus. Porque reconhecer as leis de cause e efeito se o Diabo é sempre o culpado? Ah o Diabo!!!! Grande trabalhador da obra divina. Sem ele, ou melhor, sem o que julgam que é obra dele, o homem jamais seria salvo, para usar um termo comum aos cristãos.





Assim termino esse pequeno ensaio sobre Deus, sabendo que trouxe mais perguntas do que respostas, aliás penso que afirmar algo sobre Deus, limitá-lo em termos humanos é sempre um erro terrível e que pode trazer até mesmo malefícios. Por isso prefiro a denominação simbólica dos qabalistas: Ain Sof!

Nenhum comentário:

Postar um comentário